Apresentação
Sou mãe de 3 rapazes, o João, o Francisco e o Tiago. É com eles que todos dias vou descobrindo mais sobre o que é “isto” de ser mãe! São eles que me têm ensinado que cada criança tem a sua forma de ser e é única – nos seus interesses, gostos, desejos e sonhos. Com eles aprendo que são os pais que têm de ter a arte de chegar a cada um, para os ajudar a desenvolver todos os seus talentos. É nessa caminhada que aprendemos a amar as suas diferenças :).
Tenho a sorte de ter ao meu lado uma pessoa que partilha genuinamente comigo todos os desafios da parentalidade e que vê, como eu, a nossa relação como uma prioridade.
Mas nem sempre tem sido um caminho fácil, nem no desafio de ser mãe, nem no de ser membro de um casal sendo mãe, mas tenho encarado cada desafio como uma oportunidade de fortalecimento da relação de casal e da relação parental.
Fiz a minha formação em psicologia clínica, com especialização em psicoterapia. Não seria capaz de ter outra profissão que não fosse trabalhar com pessoas!
Mais tarde, motivada pelo desejo de saber mais sobre como as equipas podem ser melhores fiz um mestrado em Comportamento Organizacional.
À medida que fui crescendo enquanto profissional fui abraçando outras áreas da psicologia, nomeadamente a área da parentalidade. O entusiasmo por apoiar recém e futuros pais na preparação para a chegada de um bebé, foi crescendo e levou-me a fazer várias formações, entre as quais – Bringing Baby Home Educator e Seven Principles for Couples Program Leader, pelo Gottman Institute, USA – nas quais sou certificada.
Tenho apoiado recém e futuros pais na preparação da chegada de um bebé, na perspetiva do casal e do fortalecimento da sua relação, trabalhando competências chave que ajudarão a construir uma família feliz. Esta intervenção tem como mote “Pequenas coisas, muitas vezes”!
O trabalho que desenvolvo com os casais tem como objetivo promover a sua amizade, o romance e a intimidade, bem como ajudá-los a encontrar formas eficazes de ultrapassar conflitos - recorrendo a estratégias e ferramentas práticas que lhes permitem não só aumentar a sua satisfação com a relação como também encontrar um significado partilhado da mesma.
Já com crianças, a minha intervenção passa por questões ligadas à aprendizagem e outros desafios inerentes ao desenvolvimento – questões comportamentais, de ansiedade e regulação emocional.
Desde há alguns anos, tenho também feito a coordenação e supervisão de equipas que intervêm com crianças e jovens com deficiência em contexto escolar e após a escola. Neste âmbito, tenho dado formação a técnicos e famílias em diversas áreas.
Fascinam-me as pessoas e sou focada na procura de melhores soluções para cada um. Entrego-me a todos os projetos em que acredito, do ponto de vista pessoal e profissional. Acredito que olhar a vida com otimismo e com sentido prático nos torna pessoas mais felizes e melhores!
As minhas paixões são a minha família, os meus amigos, viajar e ler. Adoro rir!