Intervenção Psicológica

A intervenção psicológica tem como objetivo explorar a natureza das dificuldades e problemas psicológicos, promover o bem-estar e o desenvolvimento de novas competências, comportamentos, emoções e pensamentos mais saudáveis e adaptativos.

A vivência de casal é um processo repleto de desafios e, por isso mesmo, o desgaste ocorre como consequência não só da convivência, mas também na sequência de mudanças pessoais ou acontecimentos que ocorram na vida de cada um dos elementos do casal, ou em ambos, e que impactam no equilíbrio e dinâmica relacional.

Nestas alturas são utilizados os recursos e estratégias disponíveis no casal e que, quando falham ou não estão disponíveis, levam ao surgimento de problemas que conduzem a desconforto e afetam o estado emocional dos elementos do casal, aumentando a insatisfação no relacionamento.

A intervenção psicológica com casais tem como objetivo ajudar ao desenvolvimento de novos modelos de comunicação, permitir a descoberta de novas estratégias que permitam o reequilíbrio do casal e o reajustamento face aos desafios da vida em comum e da concretização dos objetivos partilhados.

As exigências do quotidiano bem como as mudanças e desafios repentinos podem levar a uma desorganização da estrutura de vida, com impacto no bem-estar psicológico. O esforço continuado ao nível da gestão emocional pode levar a um desgaste intenso conduzindo a momentos de impasse em que percebemos que os recursos que fomos utilizando ao longo da vida para enfrentar as contingências ou o próprio sofrimento, se revelam ineficazes, com impacto ao nível da saúde mental e do bem-estar.

A intervenção psicológica com adultos tem como objetivo ajudar a que estes tomem consciência das suas emoções e necessidades, permitindo-lhes reorganizar o seu equilíbrio e encontrar novas ferramentas, mais eficazes, para gerir os desafios emocionais que estejam a enfrentar.

Durante o processo de desenvolvimento é natural que as crianças possam apresentar algumas mudanças no seu comportamento que são motivo de preocupação para os pais. A aquisição de competências que não acontece na altura esperada, a chegada de um irmão, a entrada na escola e também situações de divórcio, entre outras, podem ser algumas destas situações geradoras de stress para a criança e que se traduzem por dificuldades/alterações comportamentais manifestadas pela criança.

A intervenção psicológica com as crianças tem como objetivo compreender as questões apresentadas pela família, explorando a origem das suas preocupações e trabalhar com a criança com vista à promoção do seu bem-estar psicológico e emocional.

TÉCNICOS RESPONSAVEIS PELO SERVIÇO

Neste espaço “Clínica” existem consultas em várias áreas, tanto para as pessoas que estão na “preparação para o parto” como na “recuperação pós parto”. Clique em cada um dos ícones seguintes para saber que consultas tem disponíveis.

agenda CPPP

A nossa agenda

Fique a par de tudo o que acontece no Centrro Pré e Pós Parto! Temos muitos cursos, workshops, actividades e aulas à sua espera.