O Pavimento Pélvico, habitualmente chamado de períneo, é o conjunto de músculos, ligamentos e fáscia localizados na base da pélvis que tem como funções o suporte dos órgãos pélvicos (bexiga, útero e reto), a manutenção da continência urinária e anal, a defecação, a micção e um papel na função sexual.
A gravidez e o parto são considerados fatores de risco para disfunções do pavimento pélvico, nomeadamente incontinência urinária e fecal, prolapso dos órgãos pélvicos e dor durante as relações sexuais.
Estes músculos sofrem assim alterações na capacidade de ativação e força muscular e consequentemente a sua função pode estar comprometida, pelo que irá ser avaliada na consulta, com o objetivo de:
- Confirmar que está a contrair correctamente os músculos do pavimento pélvico e assim prevenir disfunções do pavimento pélvico.
- Ter consciência de como contrair e relaxar a musculatura do pavimento pélvico.
É recomendado que sejam efetuados exercícios de fortalecimento do pavimento pélvico no pós parto de modo a prevenir ou tratar possíveis sintomas que podem surgir a curto ou longo prazo.
A avaliação do períneo feita por um Fisioterapeuta especializado no pavimento pélvico poderá ser realizada após a consulta com o obstetra de revisão pós-parto e consiste em:
- Avaliação da sensibilidade, tensão muscular, força muscular por palpação vaginal;
- Ensino de como contrair correctamente os músculos do pavimento pélvico;
- Ensino de como realizar a massagem na presença de episiotomia ou laceração;
- Ensino de como realizar a massagem da cicatriz de cesariana;
- Avaliação da diástase abdominal, postura e respiração;
- Ensino de estratégias comportamentais integradas numa abordagem global.
Após a avaliação e de acordo com os sintomas apresentados, estabelece-se um plano de intervenção adequado a cada situação.
Neste espaço “Clínica” existem consultas em várias áreas, tanto para as pessoas que estão na “preparação para o parto” como na “recuperação pós parto”. Clique em cada um dos ícones seguintes para saber que consultas tem disponíveis.